Ingredientes:

4 ovos
200 gramas de farinha de trigo peneirada
200 gramas de açúcar refinado
200 gramas de manteiga
300 gramas de goiabada cremosa


Como fazer
:

Em uma batedeira, coloque o açúcar com a manteiga e bata até ficar um creme homogêneo.

Em seguida acrescente os ovos um a um na mistura com a batedeira na velocidade baixa. Após colocar todos os ovos, aumente a velocidade e deixe bater por aproximadamente 5 minutos.

Acrescente a farinha já peneirada aos poucos (com a batedeira na velocidade baixa, só para incorporar a farinha). Aumente para a velocidade média e deixe bater por mais 1 minuto. Você também pode incorporar a farinha com um fuet, fazendo movimentos de baixo para cima de forma circular, até a massa ficar homogênea e lisa.

Unte uma assadeira grande com manteiga e forre com papel manteiga.

Coloque em média 4 a 5 colheres (de sopa e cheias) da massa e espalhe pela assadeira. Mas espalhe uma camada fina: o ideal é você quase ver o fundo do papel manteiga, mas que ele fique totalmente preenchido pela massa.

Leve a massa ao forno pré-aquecido com temperatura de 200°C e deixe assar por uns 5 minutos ou até um pouco menos (depende de forno para forno). Aqui é muito importante não deixar passar do ponto, caso contrário a massa ficará ressecada e virará um biscoito.

Tire a assadeira do forno e, com uma espátula ou até mesmo uma faquinha de cozinha, passe pelas laterais para soltar a massa do papel manteiga. Assim que desprender do papel manteiga, com as costas de uma colher, espalhe o recheio com a massa ainda quente. Mas atenção: não exagere! Tem que ser uma fina camada de goiabada cremosa, só para melar a massa, algo em torno de 1 colher e meia de sopa de recheio.

Com as pontas dos dedos, dobre a massa de um dos lados e, com muito cuidado e delicadeza, comece a enrolar como um rocambole, apertando o máximo que puder.

Faça o mesmo processo com as outras 4 camadas que você terá que assar para formar o bolo. Dica: dá para usar o mesmo papel para assar as 5 camadas, basta você tirar os resíduos da massa anterior. Lembrando que a primeira massa enrolada é colocada em cima da segunda aberta para então ser enrolada e assim sucessivamente com a terceira, a quarta e a quinta massa. Sempre com ela quente ainda, porque isso ajuda no processo de enrolar.

Após enrolar tudo, pegue o açúcar de confeiteiro, coloque-o em uma peneira e polvilhe sobre o bolo de rolo.

* Receita e foto gentilmente cedidas para publicação pelo chef Nogueira.


Banner - Rodapé