mandiocaOriginária da América do Sul, a mandioca constitui um dos principais alimentos energéticos do mundo, tendo, inclusive, sido eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21.

Além de ser rica em carboidratos e fibras, essa raiz - que pertence à família Euphorbiaceaeo - é boa fonte de vitamina C e minerais como potássio, magnésio e cálcio.

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil participa com 10% da produção mundial (é o segundo maior produtor do mundo).

Também chamada por aqui de aipim ou macaxeira, a mandioca é bastante versátil na culinária brasileira, sendo usada em diversos tipos de preparação. Dela são também produzidas dois ingredientes de várias receitas: a farinha e a fécula, também chamada de amido, tapioca ou goma.

Para quem não sabe como escolher e armazenar corretamente a mandioca, vale rever aqui o vídeo do programa Cozinha Amiga, da TV Gazeta, que traz dicas de um dos comerciantes do Kinjo.