aboborakinjoyamato

Existem diversos tipos de abóbora - do campo, japonesa, italiana, paulista, brasileirinha, entre outras - mas a vedete nesta época do ano, por ser muito utilizada na decoração das festas de Halloween, é a moranga (ou jerimum, como é mais conhecida no Nordeste).

A versatilidade das abóboras pode ser constatada também na forma de preparo. Afinal elas podem ser consumidas em saladas, sopas, refogadas, recheadas com carne seca ou camarão ou ainda em deliciosas preparações doces. Uma dica importante: não dispense as sementes, que possuem componentes anti-inflamatórios e fitoesteróis que atuam como importante aliado na prevenção de doenças cardiovasculares.

Do ponto de vista nutricional, além de serem ricas em minerais, vitaminas, fibras e água, as abóboras ajudam a eliminar gorduras e a regular o trato intestinal. Seu consumo regular também tem como benefícios a melhora do humor e do sistema imunológico.

São ainda uma excelente fonte de betacaroteno (substância que no organismo transforma-se em provitamina A, indispensável à visão) e flavonoides como kaempferol, licopeno e quercetina, que agem contra os radicais livres, garantindo proteção contra diversos tipos de câncer, especialmente os de próstata, mama e cólon.