alcachofrakinjoyamato

Originária da Europa e do Norte da África e cultivada no Mediterrâneo desde a Antigüidade, a alcachofra está presente hoje em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil, onde é produzida principalmente em São Paulo, no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Rica em vitaminas e sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, a alcachofra possui um elemento chamado cinarina, que ajuda a regular o funcionamento do fígado. Por ter poucas calorias, costuma ser recomendada para quem pretende emagrecer.

É ainda considerada diurética, digestiva e desintoxicante, sendo indicada para aliviar os males gástricos e renais, diminuir o colesterol e auxiliar no tratamento de hipertensão.

A alcachofra normalmente é servida como entrada, no centro de um prato grande pré-aquecido, recheada e acompanhada de um molho. A parte mais saborosa é chamada de "coração" e pode ser consumida só com azeite e limão, por exemplo, mas o interior dos talos também pode ser aproveitado.

Uma dica na hora de fazer suas compras é segurar a alcachofra pelo talo e sacudi-la suavemente: apresentando-se flexível, é sinal de que está madura e boa para o consumo.

Banner - Rodapé