diadotrigo kinjo internaO trigo é tão importante na alimentação humana que ele tem até um dia especial: 10 de novembro. E não é para menos: presente em pães, massas e até em bebidas como a cerveja, o trigo é hoje um dos cereais mais consumidos no mundo todo.

Relatos históricos dão conta de que suas primeiras plantações foram identificadas no Egito e em regiões próximas há cerca de 10 mil anos. Na ocasião, os grãos eram consumidos numa espécie de papa, misturados com peixes e frutas.

Já a "invenção" do pão - também atribuída aos egípcios - só aconteceria por volta de 4000 antes de Cristo, quando foi descoberto o processo de fermentação do trigo.

Do ponto de vista nutricional, além de ser uma importante fonte de energia para o organismo, o trigo é um alimento rico em nutrientes essenciais, com as vitaminas do complexo B e minerais como potássio, fósforo e magnésio.

Também é excelente fonte de fibras alimentares, que auxiliam na regulação da atividade intestinal e no controle da glicemia e do colesterol e ainda ajudam a controlar o apetite.

Quer saber mais? Então acesse o site da Abitrigo, associação brasileira que representa a indústria nacional de moagem do trigo.

Banner - Rodapé