paodequeijoNo dia 5 de agosto, comemora-se aqui no Brasil o Dia Nacional da Saúde, data que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da educação sanitária e da adoção de um estilo de vida mais saudável.

Entre as ações que devem fazer parte da rotina de quem busca ter mais saúde está, claro, uma boa alimentação, privilegiando os chamados alimentos frescos - como frutas, verduras, legumes, peixes, carnes e grãos - em detrimento de alimentos processados. 

Ricos em nutrientes, vitaminas, sais minerais e fibras, os alimentos frescos possuem mais sabor que os que são industrializados, aliviam os sistemas de indigestão e prisão de ventre, por exemplo, e ainda ajudam a fortalecer o sistema imunológico, reduzindo, assim, as chances do nosso organismo desenvolver outras doenças.

A ingestão frequente de água, a realização de atividades físicas de forma regular e a inclusão de horas de lazer e descanso em nosso dia a dia são outras práticas que ajudam a promover o bem-estar e a saúde.

Sobre a data - O Dia Nacional da Saúde foi inserido no calendário oficial brasileiro por meio do decreto de lei nº 5.352 de 8 de novembro de 1967. A data escolhida foi uma forma de homenagear o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872 em São Luís do Paraitinga (SP) e se tornou o principal personagem brasileiro no combate de epidemias como febre amarela, peste bubônica e varíola.

O trabalho de saneamento realizado por Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro ganhou reconhecimento internacional em 1907, quando o cientista recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia realizado em Berlim, na Alemanha.

Também em sua homenagem, em 1908 o Instituto Soroterápico Federal passou a se chamar Instituto Oswaldo Cruz, tendo em 1974 seu nome alterado para Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como a organização é conhecida até hoje.


Banner - Rodapé