paodequeijoVocê sabia que a constipação, problema que afeta cerca de 20% da população mundial, é uma das principais complicações relacionadas ao baixo consumo de fibras?

É que uma dieta escassa em fibras, associada à baixa ingestão de líquidos, faz com que o transito intestinal se torne lento e as fezes ressecadas. E isso atrapalha não só o organismo, mas também a parte emocional, podendo prejudicar a disposição, a concentração e o humor de quem sofre do problema.

Se esse é o caso, vale tentar mudar essa situação incluindo, com regularidade, mais fibras em seu cardápio. As fibras alimentares são encontradas em alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras e legumes, além de leguminosas, como feijões, lentilha e grão-de-bico, por exemplo. Cereais integrais, como arroz, trigo, centeio e aveia, também são excelentes fontes de fibras.

Entre as frutas consideradas "laxativas", destaque para a ameixa preta, que contêm ácido diidroxifenil isatina, substância que absorve a água do organismo e, aliada às fibras, acelera o trânsito intestinal.

O mamão papaia é outro forte aliado, porque possui papaína, uma enzima proteolítica, ou seja, que auxilia na digestão de proteínas e diminui o tempo de exposição do bolo fecal.

Kiwi, abacaxi, figo, amora e abacate também entram na lista de frutas que você pode incluir na dieta para ajudar o intestino a funcionar melhor. Leia mais aqui.

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