16 de abril é o dia mundial da voz, data que tem como objetivo promover a conscientização da população sobre os sinais e sintomas que favorecem o diagnóstico precoce de doenças que podem comprometer a nossa qualidade de vida.

É por isso que lembramos hoje aqui que manter uma dieta leve, evitando alimentos gordurosos e/ou muito condimentados, e beber bastante água (pelo menos 8 copos de 200 ml ao dia) estão entre os hábitos que contribuem para proteger a nossa saúde vocal, afastando incômodos e lesões indesejadas.

Além de uma alimentação balanceada contendo cereais, leguminosas, frutas, verduras e hortaliças, também são recomendados alimentos com propriedades específicas que auxiliam a produção vocal, como frutas cítricas (limão e laranja, por exemplo), fibras, mel e própolis.

A maçã é, sem dúvida, uma das maiores aliadas nesse processo. É que, ao ser ingerida, ela retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, facilitando, assim, a articulação das palavras. Além disso, por ser uma fruta consistente, a maçã também faz com que a gente exercite os músculos responsáveis pela fala.

Leia mais a respeito nos links a seguir:

14 cuidados para manter a voz saudável

7 cuidados essenciais que você deve ter com a sua voz

Conheça alimentos que ajudam a melhorar a voz


* Na dúvida sobre a alimentação adequada e outros hábitos que podem ajudar a manter sua voz saudável, procure um fonoaudiólogo ou um médico otorrinolaringologista.