Você sabia que 10 de fevereiro é o dia escolhido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para chamar a atenção do potencial das leguminosas no combate à fome e no cumprimento da Agenda 2030, de desenvolvimento sustentável?

Desde 2013, essa data serve para lembrar que as leguminosas, além de serem fundamentais na promoção da biodiversidade do solo, têm alto valor nutritivo, sendo fontes de proteína principalmente onde os derivados de leite e carne não são acessíveis para toda a população.

Além de serem ricas em fibras e minerais como ferro, zinco, cálcio, fósforo e potássio, possuem boas quantidades de vitaminas do complexo B (em especial a B1, ou tiamina) e ácido fólico. Têm ainda baixo teor de colesterol e ajudam a controlar os níveis de açúcar no organismo.

Mas afinal, você sabe quais alimentos são esses? Originadas em árvores, ervas e trepadeiras, as leguminosas são todos os grãos contidos em vagens ricas em tecido fibroso, como feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, amendoim e tremoço.

Você encontra diversas variedades à venda aqui no Kinjo. Venha conferir!