ovoazul kinjointerna 2020Elas são da mesma família - dos tubérculos - e, por vezes, confundidas entre si especialmente quando a coloração se assemelha. Estamos falando da batata-doce e do inhame, que podem ser consumidos cozidos, assados ou fritos ou ainda em forma de farinha.

A batata-doce possui brotos e folhas comestíveis, tem uma aparência longa e afilada, com variações de cores da casca, que é geralmente lisa. As que possuem tonalidade roxa e interior claro são as mais comuns, mas existem também as que têm coloração que varia entre amarelo, laranja, vermelho, marrom ou bege e polpa que pode ser laranja ou roxa.

Em geral a batata-doce com pele/casca na tonalidade laranja é mais seca e menos adocicada do que a versão roxa ou a marrom, que costuma ser mais úmida.

Já o inhame é mais cilíndrico que a batata-doce e tem casca de aparência mais áspera e rugosa, sendo mais difícil de descascar. Sua coloração externa varia entre o branco e o roxo e sua polpa pode ser branca, amarela, roxa ou rosa. Em comparação à batata doce, é menos doce, contém mais amido e é mais seco.

Do ponto de vista nutricional, ambos possuem nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, sendo que a batata-doce é menos calórica e possui mais vitamina C que o inhame, que por sua vez contém mais potássio e manganês, essenciais para a saúde óssea e cardiovascular e também para o crescimento.

Leia também: 

Batata-doce é fonte de energia e ainda ajuda a emagrecer

Inhame é um dos superalimentos que deveríamos consumir mais

Inhame melhora a imunidade e visão

Inhame ou batata-doce: quais as diferenças?

Cará ou inhame? Conheça a diferença entre esses dois tubérculos