alimentosjulho

É cada vez maior o número de pessoas que têm adotado a bicicleta como meio de transporte, prática esportiva ou até mesmo como forma de diversão apenas nos finais de semana.

Se você também está pensando em começar a pedalar, lembre-se que o ideal é você consultar previamente seu médico e/ou nutricionista. E como toda atividade física mantenha-se atento aos cuidados necessários com a alimentação antes, durante e depois. 

Antes - aposte em carboidratos de baixo a médio índice glicêmico, como biscoito ou pão integral, maçã, morango, suco de frutas e iogurte. Evite consumir proteínas, que consomem mais energia para serem digeridas, e alimentos muito ricos em fibras, que podem causar certo desconforto intestinal.

Durante - aqui a dica é manter os níveis de glicogênio elevados e, claro, manter-se sempre muito bem hidratado. Para treinos superiores a 1 hora, pode-se recorrer a suplementos à base de carboidratos e repositores hidroeletrolíticos.

Depois - a alimentação pós-treino deve ser rica em carboidratos (pão, batata, macarrão e arroz) e proteínas (leite, ovos, frango e peixes). Recomenda-se que essa refeição seja feita no máximo 2 horas após o término da pedalada.

Confira outras dicas nos links abaixo relacionados e bom pedal!

Bike Registrada: 6 alimentos para ciclistas terem energia para pedalar
Bike Trike: Os superalimentos que os ciclistas devem consumir para melhorar sua performance
Ciclo Vivo: 5 alimentos que todo ciclista deve consumir
Para Quem Pedala: Dicas de alimentação
Revista Bicicleta: Quais os alimentos adequados na prática do ciclismo?