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Doença silenciosa e que afeta mais de 425 milhões de pessoas no mundo, o diabetes tem estimativas preocupantes para os próximos anos. De acordo com a International Diabetes Federation (IDF), em 2045 esse número terá acréscimo de 48%, passando para 629 milhões. Aqui no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente existem mais de 14,5 milhões de pessoas com a doença e metade delas desconhece o diagnóstico.

Foi justamente como forma de conscientização da população que foi instituído, em 1991, o Dia Mundial do Diabetes. A data escolhida para alertar para os riscos do diabetes e divulgar formas de prevenir a doença foi 14 de novembro, uma homenagem ao aniversário do médico canadense Frederick Banting, que descobriu a insulina em 1921.

Quem é diabético precisa seguir à risca as recomendações do médico e/ou nutricionista, claro, mas em geral a dica é evitar ao máximo açúcar e doces, farinha branca (incluindo aí os produtos de confeitaria e pastelaria), alimentos industrializados, refrigerantes e bebidas alcóolicas, adotando uma dieta com alimentos ricos em fibras, proteínas e gorduras boas como:

  • Arroz, macarrão, pães e biscoitos integrais.
  • Verduras, leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico) e legumes em geral, exceto batata, batata-doce, mandioca e inhame.
  • Carnes magras, aves e peixes, exceto as carnes processadas, como presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, bacon, mortadela e salame.
  • Óleos vegetais (soja, milho, girassol e canola) e azeite de oliva.
  • Castanhas, avelãs, nozes e amêndoas.
  • Leite e iogurtes sem adição de açúcar.

As frutas devem ser consumidas em pequenas quantidades por pessoas com diabetes. Aqui a recomendação é consumir uma porção por vez, que pode ser:

  • maçã, banana, laranja, tangerina e pera: 1 unidade média.
  • melancia, melão, mamão e abacaxi: 2 fatias finas de frutas grandes.
  • uvas ou cerejas: cerca de 8 unidades.
  • frutas secas, como uva passa, ameixa e damasco: 1 colher (sopa).

Alimentar-se a cada 4 horas e ter sempre disponíveis alimentos práticos para os intervalos das refeições (como frutas, barra de cereais light ou biscoitos com fibras), bem como praticar exercícios físicos regularmente, são hábitos que também ajudam a prevenir e controlar o diabetes.

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