jabuticaba

Nativa do Brasil, a jabuticabeira - árvore frutífera da família das mirtáceas - costuma medir entre 6 e 9 metros e é conhecida desde o período do descobrimento do país.

Seu fruto, a jabuticaba, tem formato arredondado, casca de coloração roxo-escura, polpa branca e é muito apreciado "in natura" e também em preparações como geleias, doces, sucos, licores e até mesmo vinhos e vinagres.

Sua polpa é rica em ferro, fósforo, niacina, vitamina C e vitaminas do complexo B que auxiliam na digestão e ajudam o organismo a eliminar toxinas. Já a casca contém pectina, uma fibra que auxilia no combate ao colesterol, e antocianinas, substâncias com alto poder antioxidante, que protegem o coração, por exemplo.

Alguns estudos sugerem que o consumo de 10 jabuticabas ao dia, aliadas a uma vida regrada, é capaz de ajudar na prevenção de doenças degenerativas. Vale lembrar que, ao contrário do que muita gente imagina, a jabuticaba é considerada pouco calórica: cada 100 gramas dessa deliciosa frutinha tem apenas cerca de 50 calorias.