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Com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de uma nutrição consciente e hábitos alimentares saudáveis, é comemorado todos os anos, em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação.

Confira abaixo algumas dicas importantes:

- Coma frutas, cereais integrais, legumes e verduras diariamente.

- Saboreie refeições variadas, de preferência evitando alimentos embutidos e industrializados.

- Diminua ou elimine o consumo de frituras e alimentos que contenham elevada quantidade de açúcares, gorduras e sal.

- Beba muita água (o ideal é ingerir pelo menos 2 litros por dia).

- Faça pelo menos 4 refeições diárias (procure comer de 3 em 3 horas).

- Mastigue bem os alimentos e não ingira líquido nas refeições.


Sobre a data - Oficialmente instituído em 1979 pela ONU, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro em mais de 150 países. A data foi criada para assinalar a fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO, sigla para Food and Agriculture Organization), instituição que foi estabelecida em 1945.

O objetivo principal da data é conduzir esforços internacionais para eliminar a fome, destacando as áreas necessárias para o desenvolvimento de ações e o fornecimento de um foco comum em todos os países-membros.

Para isso, a cada ano, um tema é escolhido. Em 2019, o foco são "dietas saudáveis para um mundo de fome zero".