repolhoOriginário da Europa e da Ásia Ocidental, o repolho é uma verdura da mesma família da couve, mas que se diferencia pelo formato mais arredondado e compacto e pela disposição de suas folhas.

Apesar de algumas pessoas acharem o repolho "sem graça", ele é bastante versátil no preparo, podendo ser consumido cru (cortado em tirinhas fica ótimo em salada), refogado (serve também para fazer charutinhos de carne e legumes), em sopas e até mesmo em sucos.

Mas é em suas propriedades que residem as maiores razões para você inclui-lo em sua alimentação. Uma delas é o fato de o repolho ser uma excelente fonte de fibras, que tem sido associada com os níveis de colesterol. Quando é consumido, funciona com os ácidos biliares no processo digestivo para remover o colesterol do sangue.

O repolho é considerado eficaz também na eliminação de problemas intestinais, agindo como cicatrizante, e no combate ao envelhecimento precoce da pele e a gripes e resfriados. Seu consumo pode ajudar ainda a prevenir o câncer de cólon e alguns tumores malignos.

Basicamente existem dois tipos de repolho: o branco e o roxo. Do ponto de vista nutricional, o branco possui um pouco mais de vitamina A e ácido fólico. Já o roxo tem o dobro de fósforo e um pouco mais de selênio e vitamina C. Além disso, possui antocianina, um antioxidante responsável pela cor roxeada (o mesmo presente na uva) e que é eficaz na proteção do coração.