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Você possivelmente já ouviu falar que a serotonina, um dos neurotransmissores produzidos pelo nosso organismo, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também conferindo aquela sensação de saciedade.

O que você talvez não saiba é que a produção de serotonina depende de algumas matéria-primas fundamentais, como minerais e vitaminas. É por isso que alguns alimentos podem, sim, ajudar a combater a depressão e melhorar o humor. Veja quais:

Frutas: abacate, banana, limão, mamão, melancia e tangerina estão entre as frutas ricas em triptofano. Já a laranja e a maçã fornecem ácido fólico.

Folhas verdesespinafre, brócolis e alface são ricas em folato, vitamina do complexo B associada à menor prevalência de sintomas depressivos.

Carnes magras e peixes: também são alimentos ricos em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina.

Ovos: são fontes de tiamina e a niacina, vitaminas do complexo B que ajudam a melhorar o humor.

Leite e iogurte desnatado: são fontes de cálcio, mineral que ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade.

Castanhas, nozes e amêndoas: são ricas em selênio, um poderoso antioxidante.

Aveia e centeio: além de vitaminas do complexo B, também contém vitamina E, que combate a ansiedade e a depressão.

Soja: é rica em magnésio, mineral que ajuda a reduzir a fadigae aumentar os níveis de energia no organismo.

Mas atenção: ingerir mais alimentos que favoreçam a produção de serotonina não elimina a necessidade de terapia ou o uso de medicamentos prescritos pelo médico, quando for o caso. Na dúvida, consulte sempre um profissional da saúde.