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Quem nunca sentiu na pele - ou melhor, no fígado - as consequências de ter abusado na ingestão de bebidas alcoólicas ou de alimentos pesados e gordurosos? 

Claro que manter uma alimentação saudável e equilibrada é sempre a melhor forma de evitar esse tipo de situação, mas existem também alguns alimentos que ajudam a proteger o nosso fígado. Veja a seguir:

Abacate: ajudam o fígado a produzir glutationa naturalmente, deixando-o limpo.

Abacaxi: possui uma potente enzima chamada bromelina, que ajuda a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas.

Alho: contém enxofre, alicina e selênio, poderosos compostos naturais que ajudam o fígado a liberar toxinas.

Água: é, sem dúvida, o melhor combustível para o fígado trabalhar bem.

Azeite de oliva: apresenta ômega 9, tipo de gordura monoinsaturada que ajuda a prevenir várias doenças.

Cenoura: além da glutationa, possui betacaroteno e flavonoides que ajudam a cuidar da pele e do coração.

Espinafre:
possui glutationa, substãncia que desintoxica o fígado, mantendo-o limpo.

Frutas vermelhas
: possuem antioxidantes que ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado.

Gengibre: favorece a secreção da bile, tornando a digestão de gorduras mais eficiente e, assim, evitando a sobrecarga do fígado.

Maçã: contém pectina, substância que ajuda a liberar as toxinas pelo trato digestivo, fazendo com que o fígado trabalhe menos.

Salmão: é rico em ômega 3, outra gordura considerada "boa" por ajudar na proteção do fígado.

Tomate: além da glutationa, contém licopeno, outra substância que combate o câncer de mama, pulmão e pele.