aguaaromatizadakinjoBeber cerca de 2 litros de água por dia é ainda mais importante no verão, quando nosso organismos precisa se manter ainda mais hidratado para regular a temperatura corporal e fazer o transporte de sais minerais e vitaminas.

Uma boa dica é acrescentar à agua frutas e legumes, ervas aromáticas e sementes na jarra ou no pote. É que, além de dar um gostinho especial à bebida, a água aromatizada pode ajudar a acabar com aquela sensação falsa de fome e ainda trazer outras vantagens. Isso porque os fitoquímicos e os compostos ativos desses ingredientes ficam na água e, assim, podemos consumi-los o dia todo.

Ao preparar sua água aromatizada (ou saborizada, como também é chamada), o ideal é não acrescentar açúcares ou adocantes e deixar a bebida descansar na geladeira por algumas horas antes de ser consumida. Se preferir, você pode substituir a água mineral por água com gás.

Confira abaixo 5 sugestões para fazer em casa, considerando quantidades para 1 litro de água:

Gojiberry e melancia: use 1 colher de gojiberry, raspas da casca de ½ laranja e 1 xícara (chá) de melancia em cubos congelados (junte na hora de servir).

Laranja, tangerina e limão:
 coloque 1 laranja, 1 tangerina e 1 limão, todos em rodelas. Se quiser ainda mais sabor, experimente espremer um pouco de tangerina na água.

Maçã com canela: use 1 maçã fatiada e 2 canelas em pau. Para não escurecer a maçã, você pode colocar algumas rodelas de limão também.

Morango e manjericão: corte 6 morangos ao meio, na longitudinal (coe antes de beber e use a fruta em outras receitas) e acrescente 10 folhas de manjericão fresco.

Pepino com limão: utilize 1 pepino médio e 1 limão, ambos fatiados.