Originária da África e cultivada há milhares de anos, a melancia é um fruto rasteiro, de formato arredondado ou alongado, com casca lisa de coloração verde ou rajada por manchas amareladas.

Sua polpa abundante e suculenta pode variar de cor, do branco-róseo ao amarelado ou vermelho. Já as sementes são pretas, chatas e lisas e ficam desordenadamente dispersas em toda a polpa.

Cada melancia pesa, em média, de 5 a 10 quilos, mas dependendo das condições do solo pode chegar a 20 quilos. Além de ser rica em vitaminas e sais minerais, também tem como vantagem o fato de ser pouco calórica (cada 100 gramas da fruta tem cerca de 30 calorias).

Aqui no Brasil é bastante consumida "in natura" e apreciada em sucos e na preparação de sorvetes e outras sobremesas. É também uma das frutas que mais combinam com o verão, já que possui elevado teor de água (90% de sua composição), o que a torna um excelente diurético natural. 

A dica de hoje - especialmente para quem está buscando uma refeição mais leve e refrescante - é usar a melancia para fazer uma salada thai. Confira como fazer aqui.