alimentos que controlam colesterol

8 de agosto é o Dia do Combate ao Colesterol, data criada para conscientização sobre a importância da adequação alimentar e da adoção de práticas saudáveis de estilo de vida em busca de melhorar os parâmetros cardiovasculares.

É que quando em excesso no corpo o colesterol pode se acumular nas artérias causando um estreitamento e até mesmo o entupimento, a chamada arteriosclerose. Esse processo pode causar dificuldade de circulação, infarto ou um acidente vascular cerebral (AVC), sendo que os dois últimos estão entre as principais causas de morte em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.

Para manter os níveis de colesterol sob controle, os médicos recomendam ter uma dieta saudável, rica em verduras, legumes, frutas e carnes magras. Entre os alimentos que devem ser evitados estão bacon, chantilly, ovas de peixes, biscoitos amanteigados, doces cremosos, peles de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas gordas, gema de ovos, sorvetes cremosos e creme de leite.

Por outro lado, existem alimentos que podem ajudar a reduzir o colesterol "ruim". É o caso, por exemplo, do aipo, da couve de Bruxelas e da couve-flor, de frutas como amora, damasco, figo, mamão, pêssego e pera, além de mandioca, azeite de oliva, cenoura, ervilha, feijão, quiabo, cevada, pão integral, aveia, farelo de aveia, cereais integrais e vegetais folhosos em geral.