ruculaDe sabor levemente amargo e aroma bem peculiar, a rúcula é uma hortaliça procedente de áreas do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental que integra a família das Crucíferas, como o nabo, o repolho, o agrião e o rabanete, entre outros.

Além de ser muito apreciada na salada, é uma das verduras que vão bem em diversos outros tipos de preparação, podendo ser usada no preparo de sucos verdes ou no recheio de bolinhos, sanduíches, bruschettas e pizzas, por exemplo.

Você pode usá-la também como o principal ingrediente de um delicioso pesto para acompanhar sua massa preferida (confira aqui uma sugestão de receita) ou então para ser simplesmente saboreado como patê, junto com umas torradinhas.

Do ponto de vista nutricional, a rúcula é fonte de vitamina A, benéfica para a saúde dos olhos, e vitamina C, que favorece o fortalecimento do sistema imunológico, agindo contra resfriados e gripes.

Outra boa notícia é que os elevados níveis de vitamina K presentes na rúcula auxiliam o organismo na recuperação da saúde óssea, prevenindo casos de osteoporose.

A rúcula possui ainda minerais como cálcio, potássio e ferro, além de ômega-3 e fibras que promovem saciedade e auxiliam na redução do LDL, o chamado colesterol ruim.