achachairuDe coloração amarela ou alaranjada e casca grossa, lisa e firme, o achacairu tem aparência semelhante a de uma nêspera, com cerca de 2,5 centímetros de diâmetro e peso entre 15 e 55 gramas, sendo 40% correspondentes à parte comestível.

Sua polpa é branca, suculenta e de textura espessa, com sabor agradável e adocicado, que muita gente acha que faz lembrar o do araçá.

Também chamado de chachairu e tatairu, o achachairu é nativo da Bolívia, onde é utilizado no preparo de sucos, sorvetes de doces. Aqui no Brasil chegou apenas na última década do século 20, sendo por isso ainda não muito conhecido.

Uma das curiosidades sobre essa fruta exótica que você encontra à venda no Kinjo Yamato é que, por ser rico em biflavanoides e benzofenonas, ele costuma ser bastante empregado na indústria farmacêutica por suas funções anti-inflamatórias, imunotóxicas, antioxidantes e anticancerígenas.

Na medicina popular, os frutos e as folhas da planta do achachairu também são utilizados como cicatrizantes, digestivos e laxantes, além de serem indicados para tratamentos de reumatismo, úlcera gástrica e inflamações diversas.