pitayaUma das frutas exóticas que você encontra à venda no Mercado Municipal Kinjo Yamato, a pitaya é originária dos países da América Central, mas já há algum tempo vem sendo cultivada em solo nacional, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

De formato arredondado ou alongado, a pitaya possui uma casca irregular que varia entre tons de amarelo e vermelho e gomos escamosos, sendo por isso chamada também de fruta-dragão.

Sua polpa tem sabor levemente adocicado e possui coloração branca translúcida ou vermelha, com algumas sementinhas escuras, que também podem ser ingeridas. Você pode consumi-la em pedaços ou então usá-la para preparar sucos, iogurtes, sorvetes, tortas, geleias e até vinhos.

Do ponto de vista nutricional, a pitaya é rica em fibras, vitamina C e minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio. Além disso, por possuir tiramina - um aminoácido que ativa um hormônio chamado glucagon, que estimula o organismo a transformar as reservas de açúcar e gordura em energia - é também uma ótima aliada de quem está de dieta.