abacateDa mesma família que as pimentas (mas com níveis de ardência bem inferiores), o pimentão está disponível também em várias cores, sendo vermelho, amarelo e verde as variedades mais comuns.

Mas qual a diferença entre eles, você sabe? Por ser colhido antes de amadurecer, o pimentão verde apresenta um gosto mais forte e marcante, enquanto os demais possuem um gosto mais suave e levemente adocicado.

Todos os tipos são ricos em fibras e antioxidantes (em especial o vermelho), além de ótimas fontes de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Com relação às vitaminas, o pimentão verde é o mais rico em vitamina C, enquanto o amarelo e o vermelho possuem maior quantidade de vitamina A.

Entre os benefícios do consumo regular de pimentão, seja qual for sua preferência, estão:

  • Mantém a pele, o cabelo e os ossos mais saudáveis
  • Ajuda a controlar o colesterol
  • Contribui para uma visão melhor
  • Melhora o sistema imunológico
  • Possui propriedades anti-inflamatórias e ação analgésica

E o melhor: o pimentão é um alimento muito versátil na cozinha, que vai bem em saladas, antepastos, molhos e ensopados ou ainda recheado com carne moída e arroz. Aqui uma dica para quem gosta desse tipo de preparação: experimente variar o recheio usando frango desfiado e fatias de muçarela ou então cogumelos com alho poró e cream cheese. Ficam uma delícia também!