abacateMuito se fala sobre consumir uma quantidade mínima diariamente de frutas, verduras e legumes para manter a saúde em dia e, consequentemente, viver mais.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que sejam ingeridas 5 porções diárias de frutas e vegetais, sendo que cada porção tem cerca de 80 gramas, o que equivale a uma banana pequena, uma maçã ou uma pera ou 3 colheres de vegetais cozidos, como espinafre, brócolis ou couve-flor.

Mas segundo estudo realizado em 2017 pela Imperial College London (e publicado na revista científica International Journal of Epidemiology - para ler mais, em inglês, clique aqui) há benefícios ainda maiores se as pessoas consumirem diariamente 10 porções desses alimentos. É que eles, além de reduzirem os níveis de colesterol e a pressão arterial, também aumentam a saúde de nossos vasos sanguíneos e de nosso sistema imunológico.

Os pesquisadores descobriram doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, doenças cardiovasculares e morte precoce podem ser prevenidas com o consumo das seguintes frutas e vegetais: maçãs e peras, frutas cítricas, saladas e vegetais de folhas verdes, como espinafre, alface e chicória, e vegetais crucíferos, como brócolis, repolho e couve-flor.

Também descobriram que vegetais verdes, como espinafre ou feijão verde, e vegetais amarelos, como pimentões e cenouras, podem reduzir as chances de o indivíduo desenvolver câncer.

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