abacateDe polpa com sabor suave e consistência cremosa, o abacate é uma fruta nativa da América Central, mas muito apreciada em todo o mundo.

E não é para menos: apesar de seu alto valor calórico, o abacate é considerado um dos melhores alimentos para controlar as taxas de colesterol no organismo, um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Além disso, o abacate é boa fonte de vitaminas A e E, antioxidantes que atuam como protetores das células, e minerais como ferro, potássio, magnésio e cálcio.

E até a casca da semente do abacate, que costuma ser negligenciada, é rica em benefícios, como mostra estudo apresentado no Congresso da Sociedade Americana de Química e que você pode ler mais a respeito aqui.

O ideal é consumir o abacate "in natura", mas você também pode amassá-lo e acrescentar limão e açúcar ou ainda batê-lo no liquidificador com leite para fazer uma vitamina. Também dá para usá-lo em saladas, refogados, molhos ou em preparações como o guacamole, iguaria típica da culinária mexicana.