cereja

Frutinha de aparência delicada e muito saborosa, a cereja é tradicionalmente consumida na época de Natal em diversos países, dando um toque especial na decoração das ceias de final de ano.

Pequenas e arredondadas, geralmente as cerejas possuem cor vermelha escura, mas também há espécies de coloração amarela e roxa.

As mais doces, de polpa macia e suculenta, são mais indicadas para serem consumidas frescas. Já as cerejas mais ácidas, que têm a polpa bem mais firme, costumam ser usadas na fabricação de conservas, compotas, geleias e bebidas licorosas.

Do ponto de vista nutricional, as cerejas são ricas em vitaminas A, B e C e sais minerais como cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Possuem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas.

Uma curiosidade é que seu suco está entre os alimentos que podem contribuir para melhorar a qualidade do sono. Segundo pesquisa apresentada nos Estados Unidos, tomar um copo de suco de cereja (sem açúcar), duas vezes ao dia, durante duas semanas ajudou adultos com problemas de insônia a dormirem cerca de 90 minutos a mais por noite.

.