kiwiEla tem casca de coloração castanha e coberta por micropelos. Sua polpa costuma ser esverdeada, com diversas sementes pequenas e pretas. Estamos falando da Actinidia deliciosa, nome científico do kiwi.

A origem do kiwi está nas regiões montanhosas do Sudeste da China, onde sua produção começou a expandir nos primeiros anos do século XX. Mas foi somente em 1970 que a fruta foi introduzida no Brasil, mais precisamente no município de Campos do Jordão, cidade do interior paulista. Hoje, no entanto, sua produção já é bastante popular também no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Além de ser considerado uma das frutas com maior quantidade de vitamina C, o kiwi é rico também em vitamina E, minerais como potássio, cálcio e fósforo e fibras. É conhecido popularmente também por seus efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.

Pode ser consumido "in natura" ou utilizado no preparo de saladas, tortas, sorvetes e drinques como caipirinhas e batidas. Nos dias mais friozinhos é uma das excelentes opções de frutas para saborear um delicioso fondue de chocolate. Hummm...