18dejunhokinjoyamatoDia 18 de junho comemora-se no Brasil o Dia da Imigração Japonesa. A data remete ao ano de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em Santos, após 52 dias de viagem. A embarcação partiu de Kobe no dia 28 de abril, trazendo a bordo 781 imigrantes que, ao chegarem ao país, foram trabalhar nos cafezais do oeste do estado paulista.

Aos poucos, com muita dedicação e trabalho, os japoneses foram se adaptando à cultura brasileira e ajudando a construir a história do país. Foram eles, por exemplo, que aperfeiçoaram as técnicas de pesca dos brasileiros e contribuíram para o desenvolvimento de vários tipos de frutas e vegetais e para a expansão da avicultura.

A importância da comunidade japonesa para o Kinjo Yamato pode ser percebida na origem de boa parte dos comerciantes locais e também está expressa em seu próprio nome.

Para quem não sabe, foi em 1988, quando da comemoração dos 80 anos de imigração japonesa no Brasil, que o mercado foi batizado de Kinjo Yamato. O nome foi escolhido para homenagear o primeiro imigrante japonês a se formar em Odontologia! Leia mais aqui.


Aproveitamos a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa para prestar uma pequena homenagem a todos os que fizeram parte da história do nosso querido mercado Kinjo Yamato e também aos descendentes que mantêm vivos os costumes e tradições orientais.